sexta-feira, 13 de maio de 2011

Refutações: O Diabo e as chaves da morte e do inferno.

Um pregador está no ápice de seu sermão. Ele com muita convicção olha para os irmãos que estão com os olhos fixos nele e diz com muito entusiasmo:
"Jesus ao morrer desceu ao inferno e esmagou a cabeça do Diabo, depois tomou dele as chaves da morte e do inferno!". Existem várias heresias nessa frase, que será discutido depois, mas primeiramente vamos discutir sobre essas chaves, estavam mesmo nas mãos do Diabo?
Quantas vezes não escutamos isso na nossa trajetória eclesiástica. Não foi pouca as vezes. Mas infelizmente isso foi ensinado errado. Vamos aos pontos:
1° As chaves da morte e do inferno nunca estiveram nas mãos do Diabo. Em Apocalispe 1:18 o Senhor Jesus diz: "E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." Sempre esteve com Ele, nunca o Diabo se apoderou dessas chaves. Chaves aqui é no sentido de poder. Jesus tem o poder sobre a morte e o inferno. O texto é muito claro, ELE TÊM, nunca deixou de ter.
2° A Palavra de Deus é bem clara sobre que detém o poder da morte e do inferno: " E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." Mateus 10:28. Viram o texto é bem claro, as chaves ou o poder sempre estiveram nas mãos de Deus.
Essa é a primeira refutação do que foi dito pelo Cris, mais também serve para muitos que pregam essa heresia. A próxima refutação será:
JESUS DESCEU AO INFERNO?
Soli Deo Gloria
Éric

7 comentários:

  1. Sempre achei essa história de "tomar as chaves do Diabo" meio estranha, afinal... nunca vi na Bíblia nada parecido, na verdade nunca vi nada que falasse que Deus precisou tomar, tirar, pegar alguma coisa do Diabo.

    ResponderExcluir
  2. É preciso considerar que o NT também afirma muito claramente que o diabo tem o poder da morte. Veja em Hb 2.14.
    Então o termo "chaves" do citado texto de Apocalipse significa autoridade para abrir as portas da vida a favor dos pecadores agraciados com o dom do arrependimento e para trancar no inferno aqueles que permanecerem impenitentes e rebeldes.
    Jesus destrói as obras do diabo, o seu poder da morte, na vida dos que se arrependem e creem. Mas esse poder diabólico da morte permanece sobre os impenitentes e rebeldes.

    ResponderExcluir
  3. ap.9 e o quinto anjo tocou a trombeta,e vi uma estrela que do ceu caiu na terra;e foi lhe dada a chave do poço do abismo...

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação irmão. Que Deus continue iluminando seu caminho, pois, infelizmente, ouvimos este tipo de pregação que é contrária a palavra do REI DA GLÓRIA.

    ResponderExcluir